A Ansiedade bateu em minha porta e eu abri: Entenda Como Lidar
- Maria Luiza Melo Machado

- 19 de out. de 2025
- 2 min de leitura
Atualizado: 20 de out. de 2025

Quem já se sentiu em um estado ansioso sabe que ele vai além da sensação e sentimento de profundo desespero.
O seu corpo responde: o Coração Acelera, de repente, sem motivo aparente, você sente ele disparar; o Peito Aperta; a Respiração fica pesada e uma sensação desconfortável de que não consegue puxar o AR suficiente; o seu Corpo fica tenso, principalmente nos ombros e pescoço; um formigamento nas mãos e pernas.
É uma sensação de que algo muito ruim está acontecendo: "Será que é um ataque cardíaco?"; "Eu não consigo respirar!", "Eu estou morrendo?!". Esse medo só faz a ansiedade aumentar ainda mais.
Em alguns casos é na hora de dormir que ela surge, tornando-se um pesadelo na vida real. Você deita exausto, mas a sua cabeça simplesmente não desliga. Você fica horas rolando na cama, preso nos pensamentos, gerando muitas Noites em Claro. Quando consegue dormir tem a sensação que já tem que acordar. Ao acordar, ainda está com a sensação de que não descansou nada, o que perpetua o ciclo de cansaço e irritabilidade.
No fundo, o que mais incomoda é a perda de controle. Você sente que não é você quem está no comando das suas reações, mas sim essa força invisível. A ansiedade decide se você terá um dia produtivo, ou se vai ter que lutar contra a vontade de se isolar para evitar o pânico.
O Que É a Ansiedade?
Em sua essência, a ansiedade é uma resposta natural de "luta ou fuga" do nosso corpo a um perigo percebido. É uma porta em nós que abrimos em situações de luta e fuga. Seu coração acelera, sua respiração se torna mais rápida e seus músculos ficam tensos. O problema surge quando essa está sempre aberta, disparando um alarme que toca insistentemente, mesmo na ausência de uma ameaça real e imediata.
Ela se manifesta de diversas formas, sendo as mais comuns:
Preocupação Excessiva: Uma sensação constante de que algo ruim está para acontecer.
Sintomas Físicos: Palpitações, sudorese, tremores, dor de estômago e insônia.
Irritabilidade: Uma dificuldade em relaxar e uma sensação de estar sempre "no limite".
Primeiros Passos para Lidar com a Ansiedade
Se você sente que a ansiedade está dominando sua vida, há atitudes que você pode começar a tomar hoje:
Reconheça e Nomeie: O primeiro passo é aceitar o que está sentindo. Diga a si mesmo: "Eu estou ansioso agora."
A Respiração 4-7-8: Esta técnica simples pode acalmar o sistema nervoso rapidamente. Inspire (puxe o ar) contando até 4, segure o ar contando até 7 e expire (solte o ar) lentamente contando até 8. Repita 5 vezes.
Estabeleça Limites: Limite a exposição a notícias negativas, se possível pessoas e locais.
Mudanças de hábitos: Evite o excesso de cafeína e açúcar, que podem intensificar os sintomas físicos.
Movimente-se: Exercícios físicos são um poderoso ansiolítico natural, liberando endorfinas que promovem o bem-estar.
Quando Procurar Ajuda Profissional
Embora as estratégias de autocuidado sejam valiosas, é fundamental saber quando é hora de buscar apoio. Se a sua ansiedade estiver causando sofrimento, ataques de pânico, insônia ou impedindo você de viver sua vida plenamente, é fundamental o acompanhamento profissional.
A ansiedade não precisa ser uma sentença! A psicoterapia proporciona ferramentas adequadas para que você consiga ter uma vida mais equilibrada e tranquila.




Comentários