Quem é a Psicóloga Maria Luiza M Machado?
- Maria Luiza Melo Machado

- 14 de set. de 2025
- 3 min de leitura
Atualizado: 13 de out. de 2025

Resolvi inicia o blog trazendo um pouco da minha história e sobre alguns pontos que acredito ser importantes na psicoterapia.
Nasci em Cuiabá/MT, mas criada em Curitiba/PR. Após o meu casamento com um militar, mudei para Belém/PA, mas uma nova mudança a caminho.
Mudanças são difíceis, mas ao mesmo tempo trazem oportunidades. Ao sair da zona de conforto e ter que me adaptar a novas culturas e rotinas inicio uma nova etapa, para isso é necessário olhar para mim mesma!
Esse exercício de entrar em contato com as minhas necessidades, observar o novo território e ouvir os conflitos (internos e externos), sempre me vejo encantada pelas histórias que surgem no caminho! Sou atraída por livros, gibis, mangas, novelas, séries, filmes, teatro, música e, entre outras formas, acessar e conhecer história desde criança. Ser psicóloga me proporciona a conhecer histórias reais.
E diante de tantas histórias que tive contato, observo que muitos têm dificuldades de falar sobre si, mesmo tendo tão a contar e ensinar. Alguns citam sobre a dificuldade de estarem confortáveis diante de um psicólogo por representar um figura de autoridade, outros não se sentirem acolhidos.
Os relatos de incômodo por não saberem o que falar ou de não se sentir seguros para dizer sobre os motivos que os levaram a fazer psicoterapia ainda são recorrentes. Por isso que, para além de aprender a ouvir, busquei me desenvolver para auxiliar os pacientes a falarem.
Falar de nós mesmos é uma habilidade que pode ser desenvolvida! Quando não aprendemos essa habilidade podemos ter dificuldades na vida adulta. Trabalhar esse obstáculo interno se tornou um foco, pois superando ele, nós temos acesso a diversas histórias de uma mesma pessoa.
Assim, a partir da Psicologia é possível iniciar com o treino de autopercepção e autoexpressão. Isso acontecerá a partir da nossa relação. Pois, se você conseguir se expressar comigo, conseguirá com a sua família, no seu trabalho e com quem quiser!
É por isso que, para mim, a psicoterapia é também conhecida como um processo, uma jornada que inicia com meu esforço de te compreender e de criar uma relação de confiança e segurança, para que possamos caminhar pela sua história, trajetórias, que muitas vezes podem ser áridas, difíceis, dolorosas e belas!
O Processo Terapêutico
A partir da Terapia Analítico-Funcional (FAP), que é uma abordagem terapêutica centrada na relação entre terapeuta e cliente, busco promover mudanças comportamentais, especialmente em questões interpessoais. O objetivo principal é criar um ambiente de confiança e segurança, no qual o cliente se sinta à vontade para expressar seus incômodos.
Desta forma, utilizo a interação durante a sessão para reforçar comportamentos mais eficazes, com o propósito de melhorar as suas relações consigo e sociais na vida real. Então, já primeira consulta, busco entender as necessidades e expectativas do paciente.
Assim, o tratamento inicia com uma avaliação detalhada, onde são discutidos os desafios enfrentados e os objetivos desejados.
Após essa fase, elaboro um plano de tratamento personalizado que pode incluir sessões regulares, exercícios práticos e reflexões que o paciente deve realizar fora do consultório.
A ideia é que o paciente se sinta parte ativa do seu processo!
A Importância da Escuta Ativa
Um dos pilares do meu trabalho é a escuta ativa. Acredito que ouvir atentamente é fundamental para entender as necessidades do paciente. Durante as sessões, dedico um tempo para que possamos criar um espaço seguro, onde o paciente pode se expressar livremente.
Essa escuta não é apenas sobre ouvir palavras, mas também sobre perceber emoções e sentimentos, com objetivo de guiar a terapia de forma mais eficaz, ajudando o paciente a se sentir compreendido e acolhido.
A psicoterapia é um convite para você explorar sua própria história. Como disse no início, mudanças são difíceis, mas trazem oportunidades. E falar sobre si mesmo é a maior delas. Acredito que, juntos, podemos transformar o silêncio em voz e a incerteza em clareza, revelando a beleza da sua história.




Comentários